Abertura Home Informações Saúde News Recados Contato
Coração, Fígado e Rins

Sal é nocivo ao ser humano e ao animal. Se você quer que o coração de sua ave permaneça saudável, não dê sal a ela.


Problemas de fígado, hepatite e contaminações que causam inflamações hepáticas. Leia abaixo.


Aves também sofrem de problemas renais. Não tente tratamentos caseiros. Leve-a ao veterinário.


Nas fezes os sinais. Sempre que levarseu amiguinho ao veterinário deixe as fezes na gaiola para que ele examine.


Quemdisse que as aves não sofrem de problemas cardíacos? Pois é... Elas não estão livres deste mal traiçoeiro, portanto não dê alimentos com sal para sua calopsita e nunca pingue nebulizadores nasais nas narinas delas. Razões: O sal aumenta a pressão arterial e os nebulizadores nasais estreitam os vasos, dificultando a passagem do sangue. Evite que sua ave tenha um ataque cardíaco e morra.Comida humana é destinada a humanos. Humanos é que gostam de sal, gordura e remédios para evitar o ataque cardíaco. As aves detestam pronto-socorros e preferem corações e artérias saudáveis. Poupe-as dos maus costumes. Petisco de ave é couve, brócolis, bálsamo...nunca amendoim (principalmente salgado), frituras e demais manias humanas.

Ahhh, ave não gosta de álcool e ele, o álcool, é extremamente prejudicial a elas. Não transfira para seu amiguinho as suas “encucações” e válvulas de escape. Álcool, se for o caso, é necessidade ou mania sua, não dele.


5) Degeneração hepática: Doença causada por dietas ricas em gorduras e pobres em nutrientes essenciais, tal qual se verifica em dietas baseadas em sementes, especialmente girassol. A doença consiste no aumento do conteúdo lipídico sangüíneo e falência hepática. O tratamento: dieta balanceada, livre de hepatoxinas. Se sua ave já apresenta problemas hepáticos consulte um veterinário sem demora.


Hepatite: As causas: Inflamação do fígado decorrentes de excesso de alimentos gordurosos.

Sintomas: Dilatação do baço, sonolência, perda de apetite ou fome exagerada, tendência para brigas e fezes líquidas, manchas violetas no ventre, com hipertrofia do lóbulo hepático. O tratamento deve ser iniciado imediatamente. Fale com o veterinário sobre qual o tipo de alimento deve ser dado durante o tratamento. A chicória é uma boa coadjuvante.


A parte branca das fezes dos psitacídeos representa a urina. Preste atenção no consumo de água que sua ave faz. Os sintomas mais frequentes de problemas com urina ourins são:


Uratos verdes ou amarelos: doença do fígado ou anorexia

Uratos marrons: envenenamento por chumbo

Uratos ou urina vermelha: sangramento interno

Aumento na quantidade de uratos: desidratação ou problemas nos rins

Aumento na quantidade de urina: Pode não haver nada de grave. Apenas a ave tomou mais água ou consumiu mais alimento aquoso e, então, é normal que coloque a água fora, no entanto é necessário observar. Se há, realmente, fezes líquidas mesmo com o consumo de alimentos mais consistentes, então é necessário procurar ajuda médica.


Frida, Sissi e Filhotes
Back to top