Abertura Home Informações Saúde News Recados Contato
Fezes, Intestinos e Protozoários

Diarréia em aves é sempre sinal de que você deve correr com ela para o veterinário.


Sementes nas fezes? Má digestão ou Megabactéria?


Mande fazer, periodicamente, exame de fezes COMPLETO de sua ave. Prevenir é bem melhor que remediar.


Nada de dar vermífugos se não houve exame comprovando o parasita. Dê sementes de abóbora: guloseima que calopsitas adoram e que, ao mesmo tempo, previne contra vermes.


Protozoários tais como Coccídia devem ser tratados com a máxima urgência.


Estibion Neem, um poliprobiótico preparado com a erva Neem. Use para evitar protozoários (coccídea etc., etc), vermes, piolhos e vários tipos de parasitas.O produto ajuda também a melhorar a imunologia.


As fezes de um psitacídeo saudável deve conter as duas partes: a parte verde e a parte branca. Quando se percebe anormalidade nas fezes, deve-se procurar de imediato o veterinário. Veja abaixo os problemas que podem ocorrer:


Diarréia: A diarréia pode anunciar um problema grave a ser tratado com urgência. As fezes da calopsita devem conter a parte verde, a parte branca e possuir consistência úmida que é a urina. É necessário diferenciar a diarréia da urina, pois,às vezes, a calopsita tomou água ou comeu mais legumes, verduras e frutas que ração e então, nesse caso, é normal que faça cocô mole por um espaço de tempo até que coma alimentos mais consistentes. Se a diarréia perdura apesar de alimentos consistentes, é preocupante e é preciso notar se a diarréia é simples, ou se está acompanhada de sangue. Se estiver acompanhada de sangue, não espere nem um minuto. Corra com sua ave para um veterinário. Ela precisa de socorro. Trata-se de uma emergência. Mesmo que não haja sangue, uma diarréia que persista por mais de algumas horas já requer cuidados, pois é sintoma de que algo vai mal e que você deve procurar o veterinário. Muitas pessoas costumam dar probióticos para sua ave quando elas estão com diarréia. É bom lembrar que o probiótico AJUDA, porém NÃO RESOLVE o problema e tambémnão cura. A diarréia pode ter causas diversas, tais quais: Problemas do trato digestivo e órgãos associados (fígado, pâncreas), problemas urinários, infecções bacterianas, psitacose, giardise,candidíase, protozoários, mudança de dieta, medicamentos e estresse.


Sementes nas fezes: Quando sua ave faz cocô e as sementes saem inteiras nas fezes isto pode ser sintoma de que  ela está ingerindo algo que seu organismo não está tolerando ou pode ser ainda sintoma de Megabactgéria ou ainda sintoma de pancreatite e  até mesmo giárdia.

O que fazer? 1. Intolerância  alimentar: Observe se você deu a a ela algo diferente para comer e se a resposta for positiva elimine o que deu de diferente (últimos 3 dias antecedente ao problema).

2. Megabactéria: O que é isto? Uma bactéria? Não! Megabactéria é um fungo e deve ser tratada com anti-micóticos. Uma boa "ajuda" no tratamento é acidificar a água da ave beber. Pode ser colocada 1 gotinha de vinagre no bebedouro ou espremer suco de uva in natura, ou abacaxi e também misturar na água de beber trocando esta água pelo menos umas 3 vezes ao dia. A Megabactéria provoca  emagrecimento na ave por deixá-la desnutrida. O veterinário deve  fazer o exame de fezes para diagnosticar e receitar o anti-micótico correto bem como o tempo de administração do remédio.

3. Outras doenças acima mencionadas... Devem ser diagnosticadas pelo veterinário para que se proceda no tratamento correto.


Fezes escuras (pretas), requer socorro IMEDIATO! Pode setratar de uma enterite ou de sangramento do trato digestivo ou intestinal. Corra para o veterinário.


Fezes com sangue: Veterinário urgentíssimo!


Constipação: Calopsitas, raramente, sofrem de constipação, mas quando ocorre pode ser causada por ingestão de objetos estranhos, pedrinhas, dietas pobres, má higiene, tumores, ôvo prêso, hérnia ou obstrução da cloaca. Você pode limpar a cloaca com pano úmido em água morna (morna, gente, não é água quente de queimar) e oferecer brócolis (crú), couve (crua) e papaia para ele comer.


Protozoários e vermes enfraquecem sua ave fazendo com que elas emagreçam, percam o apetite, a vivacidade e sejam acometidas de diarréia. Podem ser detectados por exames de fezes COMPLETOS. Não vale o exame simples feito no consultório do veterinário. É necessário pedir o exame COMPLETO. Os protozoários podem ser evitados com Estibion neem. Leiam indicação no tópico abaixo (coccidiose):


Coccidiose:A gente vê falar tanto neste danado bichinho, né? Mas... O que é coccidiose? Isto mata? Pode esperar para tratar? Coccidiose é um protozoário que mata sua ave sim, se não for tratado a tempo. Só para dar uma idéia, a grosso modo, a coccidiose transforma em pó o intestino de sua ave.Os sinais são diarréia, a ave emagrece e deixa de comer, mas não tente fazer o diagnóstico. Os sintomas de várias doenças são muito parecidos. A coccidiose pode ser detectada pelo exame de fezes. O tratamento é feito à base de antibiótico. Não espere sua ave ter coccidiose. Mantenha a higiene e dê 10 dias de ESTIBION NEEM, coloque na ração dela (dosagem conforme manda a embalagem do produto). Faça este processo durante 10 dias a cada mês durante 3 meses e depois espace fazendo a manutenção a cada 6 meses (10 dias a cada 6 meses). Estibion Neem previne coccidiose, todos os tipos de protozoários, vermes e piolhos. Pode ser comprado na página: www.estibion.com.br


Inflamações intestinais podem ser causadas por alimentos que provocam intoxicação. Os sintomas são abdômen dilatado, ânus inflamado e ave que não se alimenta. O tratamento é feito à base de antibióticos quando está agravado. O veterinário deve receitar o antibiótico adequado ao caso.


Fezes amolecidas, com sangue, mal cheirosas e escorridas: São sintomas de Inflamação Intestinal. O sangue é proveniente de hemorragias causadas pela destruição de células intestinais. A região da cloaca fica constantemente suja, o corpo tenso e as penas eriçadas. Pode ser causada por alimentos embolorados, mais comuns em épocas quentes, parasitas e microorganismos. Deve-se procurar o veterinário.


Enterite: Causas: Inflamação dos intestinos. É uma das principais causas de morte dos filhotes no ninho.
Sintomas: Fezes pretas. Diarréia, plumas da cloaca suja pelas fezes, abdômen duro e vermelho. A ave emagrece, pára de cantar e tem muita sede.
Tratamento: Vermífugos, Coccidiostáticos, Antibióticos, Antimicóticos e  vitaminas A e D. Eliminar as verduras.


Queropito, Galah, Morya e Merlin
Back to top