Abertura Home Informações Saúde News Recados Contato
Sistema Digestivo

Indigestão não é peculiaridade, exclusiva, do ser humano. Trate sua ave quando ela comer coisas indigestas, ou quando os olhinhos dela forem maior que a barriguinha, digo, papinho.


Regurgitação? Problemas de digestão ou “um presente” que sua ave pretende lhe dar? Cada um dá o que tem.


Diarréia com fezes escuras (pretas) pode ser em decorrência de sangramento do trato digestivo. Corra para o veterinário.


Placas brancas na língua e afta podem sugerir a presença de candidíase.


Regurgitação: Expulsão do conteúdo do papo. Causas mais frequentes: Bloqueio do trato digestivo superior, aumentos das glândulas tireoides, infecção no papo, envenenamento por metais ou produtos químicos e comportamento. Certas aves podem regurgitar para seus donos, crianças, espelhos na tentativa de alimentá-los. Trata-se de uma demonstração de carinho.

A regurgitação pode ocorrer por bloqueio do papo ao engolirem algum objeto que obstrua o trato digestivo e, até mesmo, pelo consumo excessivo de areia. Aves, geralmente, ingerem pedregulhos para ajudar na digestão quando estão com, provável, indisposição gastro-intestinal. Se isso ocorrer você pode ajudar dando uma gotinha de óleo mineral e fazendo massagem no papo.

No caso de aumento de tereoide pode tratar-se de dieta pobre em iodo, apesar de que, calopsitas não têm a mesma necessidade de iodo que alguns outros psitacídeos, tais como, periquitos.

Calopsitas podem regurgitar quando comem, gulosamente, algo de que elas tenham gostado muito. Nesse caso é só retirar o alimento que motivou a gula e sempre que for oferecê-lo cuidar para que seu amiguinho não volte a ter os olhos maior que a barriga... ops... digo, papo.


Os problemas que afetam o sistema digestivo são variados e seus sintomas podem se confundir com os sintomas de outras doenças.Desejo lembrar, novamente, que, quem faz diagnóstico é o veterinário. Deixe para ele esta tarefa. Veja agora alguns dos sintomas mais comuns relacionados a problemas que afetam o sistema digestivo. Em geral,eles vêm acompanhados de outros sinais comuns a todas as doenças, como apatia e perda de apetite.


Candidíase atinge aves com baixa resistência.é se prolifera no aparelho digestivo. Em caso de dúvida, um exame de fezes permite o diagnóstico. Placas brancas na língua ou aftas podem sugerir que a ave esteja com candidíase. Cura-se com antifúngicos. Fale com o veterinário.


Olhos fechados, diarréia, prostração que faz encostar o bico no chão: É a Doença de Pacheco, descoberta em 1930 pelo veterinário Genésio Pacheco, causada por um vírus do grupo herpes que se encontra no ar. Ataca o sistema digestivo, além do respiratório, quando há grande baixa de resistência. Só com um exame sofisticado, feito por poucos laboratórios, pode ser confirmada. A cura é muito difícil devido à fraqueza da ave, mas é tentada com imuno-estimulantes e complexos vitamínicos.


Fezes escuras podem significar sangramento do trato digestivo e é necessário levar ao veterinário com a máxima urgência.



Bebezinho e Perninha - Rio de Janeiro
Back to top